segunda-feira, 28 de abril de 2014

MINI MANUAL: RETINÓGRAFO PARTE 1

O que é um retinógrafo? 



     Primeiro, vamos focar na essência da palavra: (isso ajuda muito! Tanto um tecnólogo recém-formado que tenha pouca experiência na área, quanto uma pessoa que busca conhecimento extra!) retino relacionado a retina, a camada mais interna do olho que detecta a imagem formada e a transforma em sinais elétricos para enviar ao cérebro; grafia indica registro, simbologia gráfica, ou seja, podemos considerar o retinógrafo como o equipamento que registra (através de imagens, veremos detalhes a seguir) principalmente a área mais interna do olho a retina.
      Por meio de lentes, espelhos, filtros e câmeras, que iluminam principalmente a região da retina, pode-se realizar tanto retinografia, imagem colorida capturada para observação no fundo do olho, quanto angiografia, exame realizado por meio da administração de contrastes que destaca estruturas especificas da retina e também da coróide. (Coisa de louco né? Que tal dar uma olhada no link que mostra a estrutura do nosso olho e a função básica de cada uma? http://www.coemarilia.com.br/dicas.html). 

Qual a utilização clínica?
    O retinógrafo auxilia no diagnóstico e acompanhamento de doenças que podem provocar  a perda da visão (como: retinopatia diabética, degeneração macular relacionada à idade), os exames de retinografia e angiografia permitem que o especialista verifique as estruturas oculares e possíveis anomalias a tempo de tratá-las e evitar a perda da visão.

O que compõe um retinógrafo?
    Lentes, espelhos, filtros e câmeras. O sistema óptico de um retinógrafo é fundamentado no telescópio de Kepler, o principio fundamental do telescópio é monitorar o brilho das estrelas, por meio de duas lentes convexas, um espelho de noventa e cinco centímetros (cm) e um detector composto por quatro charge-coupled device/ dispositivo de carga acoplado (CCD) extremamente sensível com dois megapixels cada.


E ai colega, gostou? Lembrando que essa é a Parte 1, logo mais teremos a Parte 2, com informações mais técnicas. Se gostou ou tem dúvidas, sugestões, compartilhe conosco através dos comentários.

Até a próxima Tec's!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário