domingo, 27 de abril de 2014

CENTRO CIRÚRGICO: PRINCIPAIS CUIDADOS

Nos últimos anos a tecnologia na área da saúde tem evoluído consideravelmente, ao passo que as cirurgias são mais requisitadas pela população mundial, os equipamentos e instrumentais acompanham essas inovações e se tornam cada vez mais complexos. O centro cirúrgico é a unidade hospitalar que mais faz uso de equipamentos tecnologicamente avançados, sendo assim, profissionais capacitados são necessários atuando neste local visando sempre a segurança dos pacientes. Testes diários são essenciais para avaliar o funcionamento dos equipamentos médico-hospitalares presentes no centro cirúrgico antes de cada cirurgia a ser realizada, prevenindo desta forma possíveis falhas no momento de sua utilização.  

O  centro cirúrgico é composto por salas e equipamentos, os principais equipamentos presentes nas salas cirurgicas são classificados como fixos e móveis. Os fixos são: foco cirúrgico, negatoscópio, sistema de canalização de ar e gases e preteleiras. Os equipamentos móveis são: mesa cirúrgica, aparelho de anestesia, bisturi elétrico, balde inoxidável, cardioversor/desfibrilador, monitor multiparâmetros, foco auxiliar,  estrado, dentre outros, alguns equipamentos são solicitados ou não de acordo com o tipo de cirurgia que será realizada. 


 A falta de manutenção, testes diários, inspeções periódicas dos equipamentos presentes no centro cirúrgico e o uso incorreto dos equipamentos eletromédicos ocasionam acidentes que podem trazer sérios danos à saúde do paciente e da equipe clínica. Visto que o centro cirúrgico tem suas particularidades especiais, diferentemente das outras unidades hospitalares, exige-se uma preparação minuciosa para que o seu bom funcionamento seja bem sucedido. A rotina de um centro cirúrgico deve ser muito bem avaliada para que as precauções relacionadas à segurança do paciente e da equipe clínica sejam priorizadas.


A sala cirúrgica requer uma avaliação diária antes da realização de cada procedimento. Todos os equipamentos devem ser verificados, testando seu funcionamento e estado para prevenção de riscos durante sua utilização. Acidentes relacionados a equipamentos eletromédicos podem ser prevenidos, visto que os motivos mais frequentes de acidentes são a falta de manutenção preventiva, utilização incorreta do equipamento, ausência dos testes diários de funcionamento e do check list.

As cirurgias tornaram-se mais frequentes nos últimos anos, e a preocupação com o bem estar dos profissionais da unidade centro cirúrgico tem crescido cada vez mais. Portanto, é essencial que tais profissionais tenham um conhecimento amplo dos equipamentos que utilizarão nos procedimentos, e também de métodos para prevenção dos acidentes que tem-se tornado cada vez mais comuns.

Se gostou ou tem dúvidas, sugestões, compartilhe conosco através dos comentários.


Nenhum comentário:

Postar um comentário