terça-feira, 29 de abril de 2014

MINI MANUAL: RETINÓGRAFO PARTE 2

Eis a Parte 2 tec’s!   
Para aqueles que já são tecnólogos, já estão na área e conhecem o equipamento, pode ser que não tenha muitas novidades, mas para aqueles que já estão cursando, ou ainda recém-formados que não conhecem este belíssimo equipamento, espero imensamente ajudá-los a entender o funcionamento dessa maravilha tecnológica.

Tipos:
 Podemos encontrar retinógrafos analógicos, que as imagens são tiradas de forma convencional, com filme fotográfico que serão reveladas, e digitais, onde a imagem pode ser mostrada em tempo real, pois é processada por sensores fotossensíveis.
No mercado atual existem empresas que desenvolveram retinógrafos, tais como: Canon (Japão), Heidelberg (Alemanha), Kowa (Japão), Nidek (Japão), Topcon (Estados Unidos), Carl Zeiss (Alemanha). (Curiosidade: as lentes Carl Zeiss são excelentes, e toda essa história de retinógrafo começou com essa empresa!).

Como funciona?
   A partir de uma iluminação homogênea, é ajustada direto ao segmento posterior do olho então a imagem é capturada e filtrada, no caso de um retinógrafo digital, esta imagem é formada por fótons, estes convertidos em sinal elétrico por meio dos sensores, e enviado ao software compatível com o sistema digital, então a imagem da retina é aumentada com qualidade. (Para facilitar o entendimento, segue o diagrama de blocos do equipamento).

O que deve ser analisado na manutenção?
    O retinógrafo é um equipamento complexo e sofisticado, e seus componentes operam em conjunto.
   A manutenção preditiva (logo logo, teremos uma postagem sobre termos usados para o gerenciamento de equipamentos) ajuda com redução de custos e evita que o equipamento pare. Alguns itens de manutenção: 
a) substituição de fusíveis; 
b) substituição das lâmpadas; 
c) limpeza de conjunto óptico; 
d) verificação das tensões; 
e) conjunto de filtros. (lembrando que devemos sempre seguir o que o fabricante nos indicar em relação as manutenções, hein!).

Como limpar e desinfetar o retinógrafo?
   Limpar as lentes com soprador e gaze umedecida com uma solução de álcool etílico com éter em dois para oito. Limpar o corpo principal com um pano seco e macio, se necessário com detergente neutro.

E a relação do tecnólogo com o equipamento?
   Além de programar as manutenções, para o bom desempenho do equipamento, o bom funcionamento deste permite que seja prevenida a perda de visão em pacientes com complicações na retina, deve funcionar sempre que necessário, pois os pacientes necessitam do diagnóstico o quanto antes.
     A tecnologia deve ser aproveitada para garantir eficiência, eficácia e os benefícios que pode proporcionar, cabe ao tecnólogo gerenciar o parque tecnológico, reduzir custos e melhorar a vida útil dos equipamentos.

É isso ai tec’s, agora vocês tem uma noção geral e básica do equipamento, e lembrem-se: Se gostou ou tem dúvidas, sugestões, compartilhe conosco através dos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário