terça-feira, 3 de junho de 2014

APLICATIVO "SAÚDE NA COPA"

A quantidade de aplicativos lançados é impressionante, parece que a cada dia surgem mais de milhares de facilidades para o nosso dia a dia. No final do mês de Maio, o ministro da saúde, Arthur Chioro, lançou o aplicativo “Saúde na Copa”.

 A iniciativa do aplicativo (ou app) teve participação do Sistema Único de Saúde (SUS), a ideia é que os torcedores colaborem com o estado de saúde das pessoas durante a Copa do Mundo FIFA Brasil 2014.  Foi lançado durante a apresentação do Centro Integrado de Operações Conjuntas da Saúde (CIOCS), em Brasília.

O aplicativo está disponível nas lojas virtuais: Play Store e Apple Store e podem ser baixados gratuitamente. Com o aplicativo você participará voluntariamente com a vigilância da saúde e prevenção de doenças. Também contem informações como: endereço, telefone de estabelecimentos assistenciais de saúde referências do SUS, hospitais privados, farmácias, tudo próximo ao local onde estiver. 
Ao baixar o aplicativo ele solicita um pequeno cadastro do torcedor: apelido, idade, sexo, email e uma senha para acesso. De acordo com os termos de uso, qualquer informação será mantida no anonimato.
 A ideia é apenas para ajudar com o controle da saúde na Copa. O torcedor-usuário através de informação sobre sua condição de saúde diária, ajudará na monitoração.
  • Muito bem
  • Bem
  • Mal
  • Muito mal

Conforme o torcedor-usuário informar seu estado de saúde, ou auxiliar com sintomas, diagnósticos, ele ganha pontos! E são seis categorias:
  • Dente de leite
  • Mirim
  • Infantil
  • Juvenil
  • Júnior
  • Profissional



Não apenas para auxiliar os brasileiros, mas também estrangeiros, o aplicativo está disponível além do português, no espanhol e inglês. Também terá à disposição informações sobre cuidados de saúde e prevenção de doenças, com acesso direto ao Twitter do Ministério da Saúde e direcionamento para o Portal Saúde do Viajante, que contém dicas práticas e informações essenciais que ajudam os turistas nacionais e estrangeiros a proteger a sua saúde durante a viagem.

A iniciativa pioneira partiu da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em parceria com as cidades-sede dos jogos. O software do aplicativo foi doado pela Organização Não Governamental (ONG) Skoll Global Threats Fund, com apoio operacional da ONG Training in Public Health Intervention Network (Tephinet).

A ideia é excelente, afinal, a partir da ajuda dos torcedores, caso ocorra algum surto de epidemia, ou qualquer outra eventualidade, o Ministério da Saúde ficará sabendo, tomar as devidas providências, e os estabelecimentos de saúde poderão se organizar para melhor atender os pacientes. Quem sabe o aplicativo dá tão certo que seja realizado um permanente? Para que o Ministério da Saúde possa trabalhar em conjunto com a população para melhorar a qualidade da assistência de saúde. É isso ai, então, não esqueça: Se gostou ou tem dúvidas, sugestões, compartilhe conosco através dos comentários! 
Curta nossa página no Facebook: Medlins

Nenhum comentário:

Postar um comentário