segunda-feira, 16 de junho de 2014

SOBRE BOMBA DE INFUSÃO (O QUE VOCÊ GOSTARIA E NÃO GOSTARIA DE SABER) PARTE 3



Continuando a saga da bomba de infusão, eis alguns dos tipos de acidentes que envolvem uma simples e aparentemente inofensiva bomba de infusão:

Fluxo livre – um mau posicionamento do equipo, ou o uso inadequado pode transformar uma simples infusão em uma overdose, pois o fluxo do fluido transportado para o paciente corre livremente através deste equipo colocado de forma imprópria. 





Interferência eletromagnética – se recordam da postagem sobre o “mito” (acesse INTERFERÊNCIA DE EQUIPAMENTOS MÉDICOS)? Pois é, uma B.I. pode sofrer uma interferência e sua programação poderá ser alterada e assim prejudicando a infusão do paciente.




Infecção e necrose no local da infusão – é realmente necessário que o local onde for colocado o equipo no paciente seja higienizado e que a pessoa responsável – enfermeiro(a); tenha o cuidado com o deslocamento da agulha no paciente, isso evitará possíveis desconfortos e traumas.




O custo de uma B.I. é de R$2.000,00 a R$9.000,00. Em hospitais pequenos, o número total de bombas não é muito elevado, porém em hospitais de médio a grande porte, que possuem UTI’s, Quimioterapias, o número de B.I.’s terá um aumento significativo.



Compra e aquisição de bombas de infusão:
A compra de todas essas B.I.’s terá altos custos, além da compra das bombas em si, deverá ser gasto tempo com treinamento para os operadores, compra de equipos, gastos com manutenção, calibração e será necessário guardar em caixa dinheiro para substituição das bombas que não são mais utilizáveis. Por esses motivos, a maior vantagem é ter um contrato de comodato com fornecedores de B.I., eles cedem os equipamentos e o estabelecimento de saúde compra os equipos, que variam (em torno de) R$1,20 (equipo universal) a R$6,50 (equipo específico). Neste tipo de contrato, a manutenção, calibração, substituição, treinamento é por conta da empresa contratada.

Por último, mas não menos importante, um esquema geral do funcionamento de uma bomba de infusão: o diagrama de blocos. (Extraído de Gerenciamento de Equipamentos Médico-Hospitalares - GEMA).


Para um bom funcionamento de bombas de infusão:
 
Rotinas de inspeção de B.I.’s, de acordo com um estudo realizado (artigo na íntegra: UEL Projetos).

1- Inspeção visual, que consistiu na verificação de avarias na carcaça, painel, cabo e sensor;
2-     Verificação do funcionamento da bateria;
3-     Limpeza e lubrificação dos roletes e do rotor;
4-     Verificação do funcionamento, através de testes de fluxo e oclusão.


Normas, leis sobre segurança e requisitos de materiais de infusão (equipo, bomba):

RESOLUÇÃO- RDC N° 4, DE 4 DE FEVEREIRO DE 2011 – Estabelece os requisitos mínimos de identidade e qualidade para os equipos de uso único de transfusão, de infusão gravitacional e de infusão para uso com bomba de infusão.

NBR IEC 60601-1 – norma geral que descreve os requisitos gerais de segurança aplicáveis a todos os equipamentos eletromédicos.

NBR IEC 60601-2-24 – norma particular/específica de bombas e controladores de infusão.

Veja também, as postagens anteriores:

Não esqueça: Se gostou ou tem dúvidas, sugestões, compartilhe conosco através dos comentários! 

2 comentários:

  1. Como me tornei uma mulher feliz novamente
    Com lágrimas de alegria e felicidade, estou prestando meu testemunho a todos os telespectadores on-line, meu problema com o estágio IB de Câncer de Estômago causou-me muitas dores e tristezas, especialmente em minha família.
    Eu estava com tanto medo de perder a vida, sofri o constrangimento de visitar
    terapia centenas de vezes, infelizmente eles não encontraram uma solução definitiva para o meu problema, chorei o dia todo e a noite, tenho que viver minha vida dessa maneira? Eu procurei toda a Internet por cuidados, fui enganado por fraudadores da Internet vezes sem números ... até que um amigo meu que fica no Reino Unido me apresentou a um amigo dela que estava curado da mesma doença, e ela me apresentou ao Dr. Itua, que a curou do câncer de mama por este e-mail / WhatsApp +2348149277967, drituaherbalcenter@gmail.com. Entrei em contato com ele e ele prometeu que tudo ficaria bem e que eu tinha fé. Ele me enviou seus medicamentos à base de plantas através do Courier servcie e fui instruído sobre como tomá-lo por três semanas para curar, segui as instruções que me foram dadas e Hoje sou uma mulher feliz novamente. Ele cura todos os tipos de doenças como - câncer no cérebro, doença trofoblástica gestacional, câncer de cabeça e pescoço, câncer de ovário, linfoma de Hodgkin, herpes, câncer de fígado, câncer de garganta,
    Síndrome Fibrodisplasia Ossificante Progresesclerose, doença de Alzheimer, diarréia crônica, DPOC, Parkinson, Als, carcinoma adrenocortical Mononucleose infecciosa.
    Câncer de intestino, Câncer de tireóide, Câncer de útero, Fibróide, Angiopatia, Ataxia, Artrite, Escoliose lateral amiotrófica, Tumor cerebral, Fibromialgia, Toxicidade por fluoroquinolonaTumor de bexiga Mieloma múltiplo, tumores neuroendócrinos
    Linfoma não Hodgkin, Câncer bucal, Câncer de sinusite, Hepatite A, B / C, Câncer de pele, Sarcoma de tecidos moles, Câncer de coluna, Câncer de estômago, Câncer de estômago, Câncer de vagina, Câncer de vulva,
    Câncer testicular, Doenças de Tach, Leucemia.

    ResponderExcluir
  2. A doença pelo HIV nos últimos 3 anos e com dores difíceis de comer e tosse são pesadelos, especialmente o primeiro ano. Nesta fase, o sistema imunológico está gravemente enfraquecido e o risco de contrair infecções oportunistas é muito maior. No entanto, nem todos com HIV continuarão desenvolvendo a AIDS. Quanto mais cedo você receber tratamento, melhor será o seu resultado. Comecei a tomar ARV para evitar a morte prematura, mas eu tinha fé em Deus que eu seria curado algum dia. Como patente do Hiv, recomendamos que você faça tratamentos antirretrovirais para reduzir nossa chance. de transmitir o vírus a outras pessoas, há algumas semanas atrás, procurei na internet se pudesse obter informações sobre o tratamento do Hiv com fitoterápicos. Na minha pesquisa, vi um testemunho de alguém que foi curado do Hiv. O nome dela era Achima Abelard e outra patente do vírus Herpes, Tasha Moore, também prestando testemunho sobre esse mesmo homem, chamado Dr. Itua Herbal Center. Fiquei emocionado com o depoimento e entrei em contato com ele por seu e-mail.drituaherbalcenter@gmail.com. Nós conversamos e ele me enviou um frasco de remédio herbal que eu bebi como ele me instruiu. Depois de beber, ele me pede para fazer um teste de que como eu terminei minha vida de sofrimento da patente do Hiv, estou curado e livre de Arv. Pills.I sou eternamente grato a ele Drituaherbalcenter.Aqui seu número de contato +2348149277967 ... Ele me garante que ele pode curar a seguinte doença .. HIV, câncer, vírus do herpes, HPV, pilha, ereção fraca, doença de Lyme, epilepsia, Glaucoma., Tumor cerebral, psoríase, Catarata, degeneração macular, Doença cardiovascular, Diarréia crônica, Doença pulmonar. Próstata aumentada, Osteoporose.A doença de Alzheimer,
    Demência. Câncer de bexiga, Autismo, Câncer colorretal, Câncer de mama, Câncer renal, Leucemia, Câncer de pulmão, doença Tay tach, Linfoma não Hodgkin, Câncer de pele, Lúpus, Câncer uterino, Câncer de próstata, Convulsões, Fibromialgia, ELA, Hepatite, DPOC, Parkinson Doença genética.Fibrodisplasia progressiva, Síndrome de toxicidade por fluoroquinolona, ​​acidente vascular cerebral, HPV, ereção fraca, inflamação inflamatória do fígado / rim, infertilidade masculina / feminina, doença intestinal, doença de Huntington, diabetes e fibróide.

    ResponderExcluir