sábado, 7 de junho de 2014

SOBRE ELETROENCEFALOGRAMA (EEG)



Ficção científica no blog???
Não, apenas a atividade do nosso cérebro! O Eletroencefalógrafo (ou simplesmente EEG) nada mais é do que um equipamento capaz de captar e registrar (por meio da eletroencefalografia – importante identificar a diferença! Grafo – equipamento e grafia – o exame propriamente dito). Essa imagem acima, nossos neurônios, axônios, todos responsáveis pelo funcionamento do cérebro, os neurônios transmitem e recebem informações, uns dos outros através de impulsos elétricos e o equipamento medirá essas atividades,os neurônios trabalham a 320km/h!



Para o que serve?
É um exame muito comum e bastante solicitado nos consultórios neurológicos. A alteração na atividade elétrica cortical pode sugerir tipos específicos de epilepsia, tumor, encefalopatia...
A partir de estudos e análise de eletroencefalografias de pacientes com epilepsia, grandes esclarecimentos foram verificados e isso ajuda para que sejam realizados novos estudos na área de tratamento da doença. Também utilizado em exames de polissonografia (que analisa o sono, para verificar as possíveis causas de distúrbios do sono).
Mas o papel principal é avaliar por meio do exame gráfico, a atividade cerebral, caso haja alguma anormalidade, o médico poderá diagnosticar as doenças. Principais indicações dos exames:
  • Suspeitas de alterações da atividade elétrica cerebral e dos ritmos cerebrais fisiológicos.
  • Epilepsia ou suspeita clínica dessa doença.
  • Pacientes com alteração da consciência.
  • Avaliação diagnóstica de pacientes com outras doenças neurológicas (ex: infecciosas, degenerativas) e psiquiátricas.
 
Como é feita a medição?
Por meio de eletrodos e um sistema de amplificação dos sinais (pois são pequenos os sinais elétricos captados) diretamente no couro cabeludo (antes o local onde seriam inseridos os eletrodos, precisava estar sem pelo nenhum, imagina, a pessoa com alguns “buracos” na cabeça...! Mas hoje são utilizadas toucas onde cada eletrodo já possui seu local correto, o que facilita o trabalho do operador do equipamento...). 

Um pouco de física:
As medidas neuro-fisiológicas do paciente, através do traçado ou registro das oscilações elétricas e mecânicas associadas à atividade do córtex cerebral, muscular, e pneumunológica são captadas, amplificadas, filtradas e convertidas para sinal analógico.

Um EEG possui canais (mas dependerá do fabricante e modelo):
40 canais: 32AC e 8DC
2 Oxímetros de Pulso
1 Canal Referência
1 Canal Terra

Alguns modelos de EEG são capazes de armazenar dados dos pacientes.
 
O que fazer antes do exame?
·         Antes da realização do exame, pede-se que o paciente:
·         Tenha uma boa noite de sono
·         Não se alimente excessivamente na noite anterior
·         Lave o cabelo com sabão neutro
·   Evitar a ingestão de qualquer tipo de droga, bebida ou medicamento, a menos que seja extremamente preciso e informar o nome do medicamento antes ao médico.

Há riscos?
Na maioria dos casos, não há risco relacionado ao exame. Raramente o paciente pode apresentar crise epiléptica durante as provas de ativação: hiperpneia e fotoestimulação intermitente. Porém, alguns detalhes em relação aos riscos:

Absolutos: por se tratar de exame não invasivo, não há contraindicações absolutas para sua realização.
Relativos: seborreia excessiva, infecção de pele no couro cabeludo e pediculose.


Manutenção
O software do EEG executa uma calibração automática na headbox (cabeçote) para verificar se os amplificadores estão trabalhando corretamente. O operador pode realizar a calibração quando julgar necessário.

É realizado também um teste de impedância que mede continuamente e compara o valor de entrada de impedância de cada eletrodo para o limite de impedância especificado.

Consideravelmente essencial que o sistema responsável pela detecção do sinal, a amplificação, filtragem e conversão destes, esteja nos conformes. Um produto defeituoso nunca deverá ser usado, ele poderá comprometer todo o exame (parece algo óbvio, porém, é muito importante que o exame realizado seja fidedigno).


Curiosidade – pesquisa divulgada na Super Interessante – link super.abril.com.br

Normas de segurança para os EEG's: 
Seguem os padrões
IEC 60601-1 – Medical electrical equipment (Equipamentos eletromédicos);

NBR IEC 60601-1 – Norma Brasileira da IEC – Equipamento eletromédico
Parte 1-2: Requisitos gerais para segurança básica e desempenho essencial;

NBR IEC 60601-2-26 – (de 1997) Eletroencefalógrafos;
 



Não esqueça: Se gostou ou tem dúvidas, sugestões, compartilhe conosco através dos comentários! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário