segunda-feira, 2 de junho de 2014

BOLORES E LEVEDURAS NO MEIO AMBIENTE HOSPITALAR

Para começar, uma pequena introdução sobre fungos e leveduras, para alguns, um lembrete, para outros uma ideia do que são:

Os fungos possuem dois tipos de morfológicos (formas): leveduras que são unicelulares e bolores que são multicelulares. Os fungos filamentosos chamados bolores possuem como elemento constituinte as hifas; e o conjunto de hifas é chamado de micélio, que serve para a absorção de nutrientes.   As leveduras possuem as células vegetativas, e deve-se observar a forma, tamanho , cápsula, pseudohifas.

Equipamentos médicos estão sujeitos a exposição de bactérias, bolores, leveduras entre outros micro-organismos que são encontrados em hospitais. Por esse motivo, os equipamentos devem ser bem higienizados, receber cuidados com o contato entre paciente e equipamento, para que o paciente não seja infectado com o equipamento e vice-versa.


Em uma aula de microbiologia aplicada, foi coletado material de dois equipamentos do laboratório (uma bomba de infusão e um oxímetro de pulso), uma pequena amostra e semeada em placas de Petri com Agar Sabourad.

Eis os equipamentos, bomba de infusão e oxímetro de pulso, respectivamente:




Todos os fungos crescem no meio Sabouraud ou "Mycosel" que é o meio Sabouraud acrescido de Cloranfenicol (inibidor bacteriano), e de Cicloheximida (inibidor de fungos contaminantes).

Alguns dos exemplos mais comuns (encontrados em ambiente hospitalar):

BOLORESAspergillus, Penicillium
LEVEDURASCandida, Rhodotorula


A identificação de bolores é formada com base em características macroscópicas e microscópicas.

ESTUDO MACROSCÓPICO     Observa-se o início do crescimento, velocidade, aspecto da superfície da colônia e o reverso, assim como a produção de pigmento no meio de cultura (importante observar características como: cor, aspecto, por exemplo, se é branco, cinza, preto, laranja... se é cotonoso, pulverulento...).

ESTUDO MICROSCÓPICO
Técnica de Microcultivo        Retira-se um pedaço da cultura do bolor e semea no Agar batata, devemos cobrir o material semeado com lamínula, colocar um tubo de água estéril no fundo da placa para umedecer o papel de filtro e incubar à 250C por 7 a 14 dias.


RESULTADOS DA COLETA
Tabela I – Desinfecção de superfícies de equipamentos Oxímetro de pulso
Local
Bolor (cor)
Levedura


Botão 1

Bolor bege

Colônia cremosa


Botão 2

           Bolor


ND*








*ND – Não Detectado


Tabela II – Desinfecção de superfícies de equipamentos Bomba de infusão
Local
Bolor (cor)
Levedura


Botão 1

ND*

ND*


Botão 2

              ND*


ND*








*ND – Não Detectado

ENTÃO...
De acordo com a análise microscópica, foi detectada a presença de um bolor Cephalosporium, que apresenta uma estrutura com hifas septadas e conídeos. Além do bolor observado no microscópio, foram identificadas algumas bactérias.


Para a higienização, grande parte dos fabricantes (tanto de bombas de infusão quando oxímetros de pulso, que no caso foram os equipamentos analisados) recomendam pano limpo umedecido com água morna e sabão ou detergente neutro, detergente enzimático, ou ainda, álcool 70% (não é o mais indicado, pois pode danificar os componentes do equipamento e a “carcaça”, porém, é bem eficiente). Se os equipamentos forem bem desinfetados, não correm risco de prejuízos sérios ao paciente e ao equipamento. E não esqueça: Se gostou ou tem dúvidas, sugestões, compartilhe conosco através dos comentários! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário